O Instagram chegou como quem não quer nada e hoje já é ferramenta de trabalho pra muita gente. O aplicativo de fotos, que possui filtros automáticos capazes de fazer qualquer pessoa postar fotos incríveis, tem sido a escolha daqueles que preferem navegar nas imagens e dos cansados do Facebook (apesar de hoje o IG - como é apelidado - ser parte dele). 

Não demorou para o mercado digital enxergar uma oportunidade de divulgação ali. Aos poucos a audiência foi subindo e abrindo portas para todos. Não seria diferente pro ramo das pousadas.   E você, já tem sua pousada divulgada no Instagram? Não? Então veja como é fácil criar sua conta no nosso passo a passo explicativo:

 

Passo a passo para criar a conta da sua pousada no Instagram

  1. Baixe o app do Instagram no seu celular ou tablet. Importante: o Instagram não funciona em notebooks ou desktops, é necessário utilizar o App (disponível para Android, iOS e outros).
  2. Logue com a conta do Facebook: Caso já tenha uma conta no Facebook, fica mais fácil, é só clicar no botão de continuar. Permita que o Instagram tenha acesso aos seus dados e salve.
  3. Não tem conta no Facebook? Não se preocupe, ainda não é obrigatório. Clique em "Cadastre-se com o e-mail ou número do telefone". Você receberá um e-mail ou SMS, dependendo de qual deles escolheu, com um código de confirmação. Insira este código para ter acesso ao preenchimento das informações da sua nova conta no Instagram.
  4. Escolha uma foto para seu perfil. O ideal é que seja seu logo ou alguma parte identificável dele, pois esta imagem ficará bem pequena para quem visitar sua conta.
  5. Preencha os campos solicitados:
    • Nome Completo: com o nome da sua pousada. Utilize a palavra Pousada para favorecer nas buscas.
    • Nome de usuário: este será o nome oficial da sua conta, por onde as pessoas vão te achar. Escolha um nome forte! Importante: este nome é único, então, se alguém já tiver cadastrado um nome similar, você terá que pensar em alternativas.
    • Senha: cadastre uma senha. Pronto! Suas informações básicas estão cadastradas!
  6. Pronto! Com o básico, você já pode começar a usar o aplicativo e postar suas fotos!

 

Dicas para sua conta no Instagram

Se você quer ter mais seguidores, precisa dedicar mais tempo a sua conta. Algumas opções de personalização estão disponíveis no app, seguem as dicas:

  1. O Instagram irá sugerir algumas contas para você seguir. Geralmente, essas contas nada condizem com os objetivos da pousada, são apenas contas populares, portanto recomendamos que pule essa fase e busque seguir quem realmente está alinhado à sua proposta depois.
  2. Deixe seu perfil o mais completo possível. Clique em Editar meu Perfil e preencha as informações faltantes, como seu site, sua biografia e e-mail.
  3. A biografia é muito importante, pois dá informações gerais sobre sua pousada para quem está procurando. Não esqueça de colocar seus contatos telefônicos, a cidade onde está localizada sua pousada e indique que busquem mais informações no seu site.
  4. Popule sua timeline com pelo menos 10 fotos iniciais. As pessoas gostam de seguir quem mostra ter conteúdo. Comece com dez fotos, mas adicione sempre mais
  5. Para mais opções da conta, clique nos três pontinhos no canto superior direito da página. Ali você encontrará as seguintes funcionalidades:
    • Encontrar amigos do Facebook: conecte com seus amigos num momento inicial para divulgar sua nova conta.
    • Encontrar contatos da sua agenda: procure as contas dos seus contatos do telefone.
    • Convidar amigos: função para enviar comunicações em diversos apps. Pode ser uma boa ideia mandar um e-mail para sua lista de e-mails da pousada, por exemplo.
    • Editar Perfil: edite suas informações e foto.
    • Alterar Senha: redefina periodicamente sua senha (o Instagram também pode ser hackeado!).
    • Publicações que você curtiu: lista todas as fotos que você curtiu dentro do seu perfil. Facilita para fazer repostagens ou comentários.
    • Conta Privada: aqui você indica se sua conta é privada (um seguidor novo requer sua aprovação) ou pública (aberta para buscas). Como pousada, sua conta deve ser sempre pública, então deixe o ícone selecionado para a esquerda, desativando a conta privada.
    • Contas vinculadas: conecte sua conta no Instagram com outras redes sociais. Assim você consegue postar uma única foto em diversas contas ao mesmo tempo.
    • Idioma: selecione o idioma de sua preferência.
    • Notificações de Push: configure as notificações que deseja receber (novos seguidores, likes, etc). Para não se tornar um escravo do Instagram, recomendamos deixar as notificações desativadas.
    • Uso de dados do celular: o Instagram é um app que consome muitos dados de 3G para funcionar. Você pode optar por restringir o uso de dados optando pela opção de menos dados ao invés da padrão, mas a atualização ficará mais lenta.
    • Qualidade do carregamento: deixe sempre em normal, para não diminuir a qualidade das fotos.
    • Salvar fotos originais: se estiver selecionado, as fotos serão salvas em seu dispositivo após a postagem.
    • Salvar vídeos após publicar: se estiver selecionado, os vídeos serão salvos em seu dispositivo após a postagem.
    • Suporte: caso tenha qualquer problema ou dúvida com relação ao app, use estas abas para contato.
    • Sobre: informações sobre Anúncios, Blog, Política de Privacidade, Termos de Serviço e Bibliotecas de código aberto podem ser encontradas aqui.
    • Limpar o histórico de busca: limpe suas pesquisas anteriores clicando neste link.
    • Adicionar conta: caso tenha uma conta pessoal no Instagram ou ainda de outro negócio, você pode adicioná-la aqui e trabalhar com ambas as contas simultaneamente. Uma facilidade nova do Instagram.
    • Sair: links de saída do aplicativo. Você não precisa sair dele toda vez, apenas fechar o app para facilitar o login na próxima vez.

Agora que você já tem sua conta e sabe como utilizá-la, você pode se informar melhor sobre Marketing Digital no Instagram e começar a aplicar ferramentas para aumentar seu alcance.

Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário aqui no nosso blog!